CONFISSÃO

A  casa  onde morei na infância  era na, Ângelo Malanga n° 23, com janela grande,  um  quintal enorme de frente para um matagal, ano 1977.
Uma sexta -feira,  do mês de julho, uma noite muito fria.
Nas pontas dos pés fui para a sala de visita, e não queria  ser percebida, pois já desconfiava que aquela reunião de família era por minha causa.
Meus irmãos mais velhos, haviam me denunciado justo para meu pai, homem severo, cheio de orgulho que nos educava com cinta de couro.
Minha mãe dizia Dode(apelido)  já falei mil vezes para você parar de fazer estas coisas  , mas desistir daquele habito não era fácil, até que tentei.
Íamos para escola todos juntos, eu, Riso e Geraldinho e a galera da rua.
Neste dia fatitico meu irmão , descobriu meu esconderijo e revelou contar para todos o que eu fazia, todos os dias na ida e volta da escola.
E ainda  encenou,  para meu pai, como eu me comportava nas ruas, ele parecia um sapo boi pulando na sala,ele fez isso por pura maldade.
_ Meu pai fez uma cara tão feia, quando ouviu a história, que sai  de mansinho aproveitando sua distração com o toque da campainha. 
 TRIIIIIIIIIIIIIIIIII A   campainha toca.
Ufa!  Era meus avós. __ Que alivio!
__ Minha avó era o máximo, que belezura de vò, sempre me defendia. _ foi logo dizendo deixe a bichinha, isso é coisa de criança.
Bom, meu segredo agora era público .
Mas antes tentei argumentar, pois nisso meu pai era justo deixava-nos justificar mesmo que não existisse justificativa.
   Sou uma colecionadora . Declarei.
Meu pai caiu na gargalhada, O que? :Disse ele
Só se for colecionadora de  lixo : disse meu irmão
AH!  maninha  não da para sair com você pegando coisas do chão. falou minha irmã.
Minhas mãos tremiam! O coração batia bem forte ,tum,tum,tum!
Minha mãe tentou amenizar assim como minha.
 Meu pai suspirou  profundamente  !!! Isso não era um bom sinal.
 TRIIIIIIIIIIIIIIIIII A campainha toca.
Ual! É meu dia de sorte mais uma visita.
Era a Aninha nossa vizinha que toda noite vinha assistir televisão.
Boa noite Aninha: disse meu pai
___ Boa Seu Geraldo:___respondeu  desconfiada
Você já viu Dode pegar coisas na rua? Perguntou ele.
Aninha era minha parceira__ disse : Eu também pego .
Passou alguns minutos e a tortura começou novamente.
Então tudo que seus irmãos falaram é verdade: Indagou?
 Confesso é verdade.___ as pessoas vivem perdendo : tampinha, figurinha, bolinha,correntinha, pedrinha brilhante, latinha,lápis, borracha, uma vez achei uma receita de bolo de coco, parafuso tem muito perdido, mas o que mais gosto e de livros.
Pra que você quer tudo isso? Peguntou desconfiado.
Pensei muito na resposta pois depois dela certamente ele dará a sentença.
Pai não faço mal a ninguém, tudo que pego eu lavo e depois é para  brincar de vender e comprar como um mercadinho, tem que ter muita mercadoria e variedades se não ninguém vem comprar, faço coleção, tudo bem guardado ninguém, vê nada espalhado pela casa.
Então meu irmão virou todo sacola no meio da sala. 
__E meu pai disse: ___ É isso que você pega nas ruas, coisas velhas que não servem  para nada? ___ "Fácil falar",  
Meu avô era um dos meus e disse:___ É estes pregos estão bons e quem guarda tem, pode  me dar que eu aproveito tudo . 
Muito bem Dode __ Disse sorrindo.
Que isso, Papai assim você incentiva ela a pegar mais. Resmungou meu pai
Após quase uma hora de bronca, deu a sentença.
Estou avisando...   A partir de hoje você não vai mais pegar coisas na rua, despeça dos seus avós e vá dormir e ficará de castigo por um mês. Disse aos berros.
BOM! Essa foi só a primeira de muitas chamadas que levei do meu pai e algumas cintadas também.
Eu era uma especie de  garimpeira. 
 Na verdade sempre estive a procura de algo, por isso não Desisti.
 Hoje garimpo histórias,  e coleciono  lembranças. 
E você ? O que faz?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hotel de Galinhas da Vovó