Hotel de Galinhas da Vovó






Hotel de Galinhas! 

A paixão pelas galinhas fazia do quintal da minha  avô  um verdadeiro  hotel de luxo, as hospedes de bico e asas, pareciam celebridade, eram acordadas com a cantoria da vó ,comida no bico e muito carinho.
Lá também  viviam   três galos velhos, um casal de tartaruga, uma calopsita solitaria um cachorro pastor alemão e um  papagaio mexeriqueiro e as meninas ,como dizia minha avó carinhosamente eram  cinquenta  galinhas caipira, imagine a fofocagem naquele quintal. Não nego que aquelas galinhas davam um ar de alegria naquele quintal.
 Mas, nunca esqueci quando, eu e meu irmão JoãoZinho,  fomos escorrer o macarrão no quintal para o almoçarmos ,dois atrapalhados, um segurava a tampa e outro a panela quente e deu ruim...
O macarrão tinha vida própria. Acreditem !  Ele saltou da panela direto para o chão. 
As  esfomeadas galinhas, saíram do galinheiro e partiram em direção ao nosso marcarão ou melhor da visita .
Elas voaram davam mortal ,cacarejavam, os galos davam esporadas enlouquecidos por causa da comida. Era dois desesperado  na tentativa de salvar o marcarão , e foi com  pontapé, água fria , cascudo e gritos até nosso cachorro tentou ajudar.
 No final metade do macarrão foi para o bico delas.
Quando mãe chegou, com a visita da rodoviária para almoçar ,fez um molho e imediatamente  serviu no refratário de inox, só reclamou que o macarrão era pouco. 
Ao sentar a mesa, nos faltou coragem para  contar, tentei recusar o macarrão mas mãe encheu nossos  pratos  e enquanto comiamos , senti a areia na boca, pedaços do coisas .Credo!,.. Não sinto orgulho do que fizemos .
Você lembra do papagaio mexeriqueiro .
Então, no momento que mãe e a visita deram a primeira garfada  no marcarão ." Ele,o papagaio mexeriquento  Alçou Voo em direção a mesa e  Gritou: " Não come , Não come, macarrão do  chão.. Credo sujo "   
Depois disso, ficamos meses de castigo . 

Está história dos irmãos  João José Santana  e Geraldo Santana  ,aconteceu no Recife em 1.950 
` in memóriam` 
João José de  Santana
 


Geraldo Santana
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tô De Queixo Caído!